Últimas Notícia
TV Aurora Notícias
wb_sunny

Últimas Notícias

Campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará atinge marca de 80,16% de adesão

Campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará atinge marca de 80,16% de adesão

Foto: Divulgação

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2023 no Ceará se aproxima do seu encerramento, faltando apenas quatro dias para a conclusão. Segundo levantamento da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) até a última terça-feira (26), os municípios alcançaram a expressiva marca de 80,16% de vacinação e declaração do rebanho.

O prazo para a compra da vacina se estende até o dia 30 de dezembro, enquanto a declaração junto à Adagri pode ser efetuada até 16 de janeiro de 2024. O coordenador do Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, Joaquim Sampaio, destaca a relevância da declaração, pois a falta deste procedimento, mesmo que o animal tenha sido vacinado, pode resultar em inadimplência junto à Adagri, sujeitando o criador a multas, da mesma forma como ocorre com aqueles que não vacinaram seus animais.

A declaração pode ser realizada de maneira virtual, por meio do site da Adagri, ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Locais da Adagri ou nos escritórios parceiros da Campanha. Entre esses parceiros estão a Ematerce, Faec/Senar, Fetraece, Aprece e Secretarias de Agricultura municipais.

Esta etapa da vacinação destina-se exclusivamente a bovinos e búfalos com até 24 meses de idade, abrangendo aproximadamente 925 mil animais em todo o estado. Além da vacinação, os criadores devem apresentar a geolocalização do imóvel ao declarar a vacinação, utilizando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou qualquer outro documento que comprove a localização da propriedade.

Tags

Receba notícias por email

Postar um comentário