Últimas Notícia
TV Aurora Notícias
wb_sunny

Últimas Notícias

Corpo de Bombeiros resgata sagui em Juazeiro do Norte com suspeita de raiva

Corpo de Bombeiros resgata sagui em Juazeiro do Norte com suspeita de raiva


Foto: CBMCE

Nessa segunda-feira (25), o Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte interveio em uma situação inusitada no Bairro São José, em Juazeiro do Norte, Ceará. Um sagui invadiu uma residência e tentou atacar os moradores e um cão de alojamento.

Os ocupantes da casa contaram que o macaco chegou ao local no final da semana demonstrando comportamento agressivo. Além de avançar contra as pessoas e o cachorro, o animal também mordeu algumas frutas, mas sem parecer se alimentar adequadamente.

Em ação rápida, os bombeiros utilizaram uma rede para capturar e imobilizar o sagui. O mesmo foi encaminhado ao Centro de Zoonoses da cidade para verificar a possibilidade de infecção por raiva, já que houve estudos recentes diminuindo a presença do vírus tanto em saguis quanto em morcegos na região.

Liliane de Oliveira, médica veterinária, comunica que o animal ficará sob observação por 15 dias, período durante o qual será monitorado para identificar sintomas de raiva. Se o sagui apresentar alterações comportamentais ou dificuldades de locomoção e alimentação, será submetido à eutanásia. Nesse cenário, amostras de sangue serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise.

De acordo com informações do Lacen, até o mês de agosto, sete saguis foram divulgadas com raiva neste ano.

Um panorama da situação no Ceará revela que, entre 2007 e 2016, foram registradas cinco mortes humanas devido à raiva. As infecções foram originadas por diferentes animais, incluindo saguis, morcegos e um cão.

Contudo, nos últimos cinco anos, entre 2017 a 2022, apesar de 236.447 atendimentos relacionados ao antirrábico no estado, não houve nenhum óbito registrado.

Tags

Receba notícias por email

Postar um comentário